Erasmus+ 2023/24

“Chorinho – paisagens sonoras brasileiras, em língua portuguesa através da Europa”

Enquadramento

O programa Erasmus+ apoia parcerias transnacionais entre instituições e organizações de ensino, tendo em vista fomentar a cooperação e aproximar os mundos do ensino e do trabalho, a fim de potenciar a formação dos jovens na Europa, reforçando as suas competências, a sua empregabilidade, bem como a modernização dos sistemas de educação.

 

O Conservatório considera que o facto de proporcionar aos seus alunos a possibilidade de realizarem formação/estágios “fora de portas”, favorecerá o seu desenvolvimento pessoal, técnico e artístico, já que, vivenciar outras experiências, contactar com outros profissionais, outros pares, outros públicos e experimentar novas metodologias e técnicas, é primordial para o reforço de competências e, certamente, facilitará o acesso a níveis mais avançados de ensino e ao mercado de trabalho, quer no país, quer fora de Portugal.

 

Os maiores desafios e necessidades vividos atualmente pelo CMS passam por dar continuidade ao projeto de crescimento sustentável desta Escola de Ensino Artístico, preservando os valores cooperativos como entidade integrante da Economia Social que somos.

 

Pretendemos fazer crescer os nossos alunos, colaboradores e cooperadores, levando o Conservatório de Música de Santarém mais além. Procuramos dar continuidade à nossa política de internacionalização, fomentando o enriquecimento curricular e cultural dos alunos através de projetos de mobilidade.

 

Depois de iniciarmos esta viagem Erasmus, em 2022, com uma ida a Dublin, reconhecemos que não poderemos voltar atrás e defraudar as expectativas que a comunidade educativa colocou no CMS.

 

Queremos estar à altura e dar continuidade aos projetos de mobilidade!

Objetivos

No CMS acreditamos que é fundamental uma gestão baseada na melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem. Assim são objetivos do nosso Projeto:

 

    • Reforçar as competências dos nossos docentes, munindo-os de ferramentas e estratégias baseadas em modelos de ensino internacionais, que lhes permitam integrar novas abordagens aos conteúdos programáticos, fomentar o desenvolvimento artístico, bem como despertar o gosto pela aprendizagem artística da Música nos alunos;
    • Desenvolver nos participantes as competências humanas, técnicas e artísticas na área da música num contexto de partilha com pessoas oriundas de diferentes contextos;
    • Levar os alunos a vivenciar experiências noutras realidades e culturas europeias, assim como participar em concertos, audições e aulas de Música lecionadas noutra instituição, com métodos e técnicas pedagogias diferentes e inovadoras;
    • Obter maior reconhecimento de uma área musical muito especifica junto do público: o “Chorinho”;
    • Garantir a igualdade de oportunidades a alunos que não têm possibilidade de usufruir deste tipo de experiências de mobilidade;
    • Incrementar os níveis de motivação para a prática da música em conjunto e mostrar a importância da música como aglutinador de cultura de povos diferentes;
    • Fomentar o conhecimento sobre os patrimónios artísticos de cada país, sobre a diversidade de práticas e vivências artísticas, bem como desenvolver a prática de cada uma das línguas;
    • Reforçar a internacionalização do ensino e da aprendizagem via promoção dos valores da inclusão e da diversidade, da tolerância e da participação democrática.

Datas

O projeto de mobilidade irá decorrer nas seguintes datas:


» De 28 de janeiro 2024 a 03 de fevereiro de 2024 (datas sujeitas a alguma oscilação)

» Visita preparatória de 11 a 13 de janeiro

Entidade de Acolhimento

Destinatários

Poderão candidatar-se ao projeto de mobilidade todos os alunos que no ano letivo 2023/2024 apresentem, cumulativamente, os seguintes requisitos:

    • idade compreendida entre os 12 e 25 anos (à data da mobilidade);
    • frequência mínima do 3º grau do EAE;
    • frequência do Ensemble de Flautas ou da Orquestra de Guitarras;

Professores responsáveis

Os professores responsáveis pela atividade são:

Prof.ª Joana Fernandes

FOTO Joana Fernandes

Prof. Sérgio Marques

dav

Candidaturas

A candidatura ao projeto de mobilidade deverá ser submetida através do preenchimento do formulário disponível em:

    • https://forms.gle/2v2WEBsHRttC6Er7A
    • Até às 12h00 do dia 16/10/2023
      A não instrução correta do processo de candidatura/ não cumprimento dos prazos, implica a exclusão do aluno do processo de candidatura.

Os resultados serão divulgados no prazo máximo de 5 dias úteis após a realização das provas de seleção.

Critérios de avaliação

    • Os alunos candidatos terão que prestar provas nas datas definidas para o efeito (a divulgação será realizada em breve);
    • Cada professor de instrumento (Viola Dedilhada e Flauta Transversal) será responsável pela conceção e aplicação da respetiva prova de avaliação;
    • A prova terá um carater eliminatório;
    • A prova apresentará uma vertente eminentemente prática, apresentando os seguintes critérios:

Com base no princípio de que o programa Erasmus+ deve ser acessível a todos, independentemente dos obstáculos que cada individuo possa enfrentar, estamos
determinados em contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Assim, visando facilitar o acesso das pessoas com menos oportunidades a programas de mobilidade e assegurar a aplicação de medidas de inclusão destinadas a eliminar os obstáculos que possam impedir tal acesso, os alunos considerados com menos
oportunidades, terão uma majoração de 5% na nota final (não podendo tal majoração ultrapassar os 100%).

Vagas

    •  Existem 15 vagas disponíveis para os alunos candidatos à mobilidade, distribuídos entre o Ensemble de Flautas e a Orquestra de Guitarras.
    • O preenchimento das vagas dependerá da classificação obtida na prova de avaliação realizada;
    • Em caso de empate de resultados e não existindo mais vagas disponíveis, o último aluno a ser colocado será escolhido pelos dois professores de instrumento, tendo por base nos resultados de aprendizagem obtidos no ano letivo de 2022/23.

Visita preparatória

Em atualização…

Dia 1

Dia 2

Dia 3

Dia 4

Dia 5

Dia 6