Erasmus+ 2025/26

“Canções de resistência – a Música e a Palavra na Revolução”

Enquadramento

O Conservatório de Música de Santarém (CMS) apresentou a sua candidatura ao programa Erasmus+ com o duplo objetivo de contribuir para o reforço da qualidade da nossa escola através da cooperação com outra instituição europeia e de incrementar o desenvolvimento artístico e performativo dos participantes neste projeto, facultando-lhes a experiência de outras culturas e a vivência de diferentes processos de ensino-aprendizagem.

 

O programa Erasmus+ apoia parcerias transnacionais entre instituições e organizações de ensino, tendo em vista fomentar a cooperação e aproximar  os mundos do ensino e do trabalho, a fim de potenciar a formação dos jovens na Europa, reforçando as suas competências, a sua empregabilidade, bem como a modernização dos sistemas de educação.

 

O CMS considera que o facto de proporcionar aos seus alunos a possibilidade de realizarem formação/estágios “fora de portas”, favorecerá o seu desenvolvimento pessoal, técnico e artístico, já que, vivenciar outras experiências, contactar com outros profissionais, outros pares, outros públicos e experimentar novas metodologias e técnicas, é primordial para o reforço de competências e, certamente, facilitará o acesso a níveis mais avançados de ensino e ao mercado de trabalho, quer no país, quer fora de Portugal.

 

Os maiores desafios e necessidades vividos atualmente pelo CMS passam por dar continuidade ao projeto de crescimento sustentável desta Escola de Ensino Artístico, preservando os valores cooperativos como entidade integrante da Economia Social que somos.

 

Pretendemos fazer crescer os nossos alunos, colaboradores e cooperadores, levando o Conservatório de Música de Santarém mais além. Procuramos dar continuidade à nossa política de internacionalização, fomentando o enriquecimento curricular e cultural dos alunos através de projetos de mobilidade.

 

Em 2022, o CMS viu, pela primeira vez, a sua candidatura ao Programa ERASMUS+ ser aprovada, conseguindo realizar um profícuo intercâmbio com a Dublin Youth Dance Company; no mesmo ano, convidámos os alunos de Dança Contemporânea dessa companhia de dança a participar numa semana de atividades na nossa escola.

 

Ainda em 2022, fomos entidade de acolhimento de professores e alunos do Conservatório Profissional de Música de Córdoba- “Músico Ziryab”, no âmbito de um programa de Mobilidade de Alunos e de Job Shadowing Erasmus +. Em 2024 tivemos a oportunidade de ser acolhidos, ao abrigo deste mesmo programa, pelo mesmo Conservatório Profissional de Música de Córdoba – “Músico Ziryab”, que nos visitou, num desejo de estender a partilha e o intercâmbio entre as nossas culturas. Reconhecemos a mais-valia que este programa é para os nossos alunos, Professores e comunidade escolar e, portanto, queremos estar à altura e dar continuidade aos projetos de mobilidade!

 

Pretendemos, este ano, realizar um projeto de mobilidade com um Conservatório de Música em Itália, que desenvolva um ensino artístico e pedagógico de nível equivalente ao da nossa escola, mas com abordagens metodologias e práticas pedagógicas diferentes, o que certamente permitirá elevar as competências artísticas e performativas dos nossos alunos. Para tal contamos com alguns contactos pessoais de professores que conhecem colegas que lecionam em conservatórios italianos.

Pretendemos também que a escola que nos receba seja de um país que, à semelhança de Portugal, partilhe uma história e relação profunda com a música de revolução e que nos possa transmitir esse património cultural. Para isso consideraremos escolas italianas, país que, como Portugal, passou por um período de ditadura no séc. XX, que motivou a escrita de muita música, para além de partilharem raízes linguísticas e musicais com o nosso país. Acrescenta-se a relevância histórica, de ser o país cujo ditador, Benito Mussolini, fundou a ideologia fascista.

Objetivos

No CMS acreditamos que é fundamental uma gestão baseada na melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem. Assim são objetivos do nosso Projeto:

  • Reforçar as competências dos nossos docentes, munindo-os de ferramentas e estratégias baseadas em modelos de ensino internacionais, que lhes permitam integrar novas abordagens aos conteúdos programáticos, fomentar o desenvolvimento artístico, bem como despertar o gosto pela aprendizagem artística da Música nos alunos;
  • Desenvolver nos participantes as competências humanas, técnicas e artísticas na área da música num contexto de partilha com pessoas oriundas de diferentes contextos;
  • Levar os alunos a vivenciar experiências noutras realidades e culturas europeias, assim como participar em concertos, audições e aulas de Música lecionadas noutra instituição, com métodos e práticas pedagógicas diferentes e inovadoras;
  • Conhecimento e compreensão mais profunda de um património musical profundamente ligado à poesia, música tradicional e ideais de liberdade e cooperação. Portugal e Itália têm extensos cancioneiros relacionados com as suas revoluções que as camadas mais jovens conhecem muito pouco, ou não conhecem de todo, e que não queremos que se perca. Por outro lado, é uma música que tem grandes influências da música tradicional de cada país, um património vasto que sentimos necessidade de dar a conhecer aos nossos jovens e de cruzar, contrapondo semelhanças e diferenças, numa oportunidade de aprendizagem ímpar;
  • Garantir a igualdade de oportunidades a alunos que não têm possibilidade de usufruir deste tipo de experiências de mobilidade;
  • Fomentar o conhecimento sobre o património artístico de cada país, nomeadamente o papel da música de intervenção, bem como desenvolver a prática de cada uma das línguas. O enriquecimento de experiências que a mobilidade proporcionará a professores e alunos, será uma fonte de motivação para que outros queiram ingressar na prática do Ensino Especializado da Música; por outro lado, a possibilidade de cooperação com instituições estrangeiras em receber alunos de outras nacionalidades é sempre visto como uma oportunidade de crescimento e integração;
  • Reforçar a internacionalização do ensino e da aprendizagem via promoção dos valores da inclusão e da diversidade, da tolerância e da participação democrática;
  • O conhecimento e o interesse na diversidade artística, cultural e patrimonial de um país como Itália, bem como desenvolver competências
    linguísticas.

Datas

O projeto de mobilidade irá decorrer nas seguintes datas:

  • de 9 a 15 de novembro de 2025

Entidade de Acolhimento

Os alunos participantes no projeto de mobilidade serão acolhidos pelo Liceo Classico e Musicale Bartolomeo Zucchi, em Monza, Milão, Itália.

Destinatários

Poderão candidatar-se ao projeto de mobilidade todos os alunos que no ano letivo 2025/2026 apresentem, cumulativamente, os seguintes requisitos:

  • Idade compreendida entre os 13 e 25 anos (à data da mobilidade);
  • Frequência mínima do 4º grau do EAE, em regime articulado ou supletivo;

Professores responsáveis

Os professores responsáveis pela atividade são:

Prof. Philippe Trovão (Direção Pedagógica)

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Prof. Dominique Ventura (Formação Musical)

FOTO Dominique Ventura

Profª. Joana Sá (Saxofone e Classe de Conjunto)

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Profª. Daniela Santos (Piano)

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Candidaturas

A candidatura ao projeto de mobilidade deverá ser submetida através do preenchimento do formulário disponível em:

A não instrução correta do processo de candidatura ou não cumprimento dos
prazos, implica a exclusão do aluno do processo de candidatura.

Critérios de avaliação

Os alunos candidatos terão que prestar provas nas datas definidas para o efeito (a divulgação será realizada em breve).

A organização, conceção, aplicação e avaliação das Provas de Seleção são da responsabilidade dos Professores responsáveis pela atividade.

A prova terá um carácter eliminatório.

A prova apresentará:

Com base no princípio de que o programa Erasmus+ deve ser acessível a todos, independentemente dos obstáculos que cada individuo possa enfrentar, estamos determinados em contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Assim, visando facilitar o acesso das pessoas com menos oportunidades a programas de mobilidade e assegurar a aplicação de medidas de inclusão destinadas a eliminar os obstáculos que possam impedir tal acesso, os alunos considerados com menos oportunidades, terão uma majoração de 5% na nota final (não podendo tal majoração ultrapassar os 100%).

Vagas

Existem 15 vagas disponíveis para os alunos candidatos à mobilidade, com a seguinte distribuição:

  • Voz – 2
  • Flauta Transversal – 2
  • Clarinete – 2
  • Saxofone – 2
  • Trompete – 1
  • Trombone – 1
  • Guitarra Clássica – 1
  • Guitarra Portuguesa – 1
  • Piano – 1
  • Contrabaixo – 1
  • Percussão/Bateria – 1

O preenchimento das vagas dependerá da classificação obtida na prova de avaliação realizada.

O candidato só será considerado apto a participar no projeto com nota igual ou superior a 70% nas provas.

O candidato que esteja apto e que não tenha conseguido garantir uma vaga será colocado em lista de espera.

No caso de não existirem candidaturas para algum dos instrumentos onde existe vaga, os Professores responsáveis pela atividade reservam-se ao direito de redirecionar a mesma para outro instrumento.

Em caso de empate de resultados e não existindo mais vagas disponíveis, o último aluno a ser colocado será escolhido pelos Professores responsáveis pela atividade, tendo por base nos resultados de aprendizagem obtidos no ano letivo de 2024/25.

Dia 1

Dia 2

Dia 3

Dia 4

Dia 5

Dia 6