Violino

Curso de música

Violino é o instrumento mais pequeno da família das cordas friccionadas. O som é produzido quando um arco de madeira com cerdas feitas de crina de cavalo cobertas de resina passa transversalmente nas cordas, pondo-as em vibração.

As quatro cordas do violino são, da mais aguda para a mais grave, Mi 5, Lá 4, Ré 4 e Sol 3. As cordas do violino podem ser feitas de tripa, metal ou sintéticas; são fixas no estandarte, passam sobre o cavalete e alongam-se até às cravelhas. O cavalete funciona como um elemento que transmite as vibrações das cordas ao corpo do violino, para que sejam amplificadas na sua caixa de ressonância.

O instrumentista coloca o violino debaixo do queixo, seguro entre este e o ombro, do lado esquerdo do corpo. Embora a forma mais comum de produção de som seja com o arco, as cordas também podem ser postas em vibração quando beliscadas com a ponta dos dedos da mão direita (pizzicato) ou pela fricção com a parte de madeira do arco (col legno). O violino é o instrumento mais numeroso da orquestra e pertence ao naipe das cordas.